Percurso Histórico
História Oral na Educação: Memórias e Identidades - 2014

Este site pretende ser um elo de comunicação entre educadores, pesquisadores e estudantes que atuam ou tem interesse por projetos de memórias e história da educação profissional.

Há onze anos um grupo de professores e estudantes participaram da criação de oito Centros de Memória em oito escolas da rede de escolas do Centro Paula Souza, por meio do projeto Historiografia das Escolas Técnicas Estaduais mais Antigas do Estado de São Paulo, iniciado pela professora Julia Falivene Alves, na Unidade de Ensino Médio e Técnico, sob a coordenação e orientação da professora Dra. Carmen Sylvia Vidigal de Moraes, do Centro de Memória da Educação da Universidade de São Paulo, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que propiciaram a criação destes Centros de Memória, no período de 1998 a 2002.

O objetivo principal do projeto de historiografia naquele período foi oferecer subsídios para contribuir com estudos e pesquisas que focalizassem a relação entre a educação escolar e o mundo do trabalho com a finalidade de identificar, sistematizar e organizar as fontes provenientes de diferentes conjuntos documentais presentes nas escolas técnicas do Centro Paula Souza.

Com a implantação do projeto de historiografia os resultados esperados eram:

• viabilizar ao público o acesso a estes conjuntos documentais;
• minimizar obstáculos como a dispersão, a alienação e a destruição de documentos;
• favorecer o reconhecimento de registros de campo não-arquivísticos para a elucidação das práticas escolares, promovendo estudos, atividades culturais e pedagógicas;
• redescobrir a “historicidade” – temporalidade do homem social, seus produtos e suas experiências – fundamental à criação de novas formas, novas representações;
• construir um “acervo documental permanente” na unidade escolar, a partir de um banco de dados informatizado para divulgação de documentos textuais, iconográficos, museológicos, depoimentos e entrevistas;
• pesquisar para elaborar monografias e livro sobre a história da unidade escolar (origem e ensino técnico profissional), visando ampliar os estudos monográficos sobre o estabelecimento do ensino profissional.

Em 2002 foram publicados o Álbum Fotográfico e o Inventário de Fontes referentes aos estudos e pesquisas realizados nos oito Centros de Memórias do Centro Paula Souza.

A partir de 2003 foram propostos projetos com horas atividades específicas e realizados por professores que atuam nos Centros de Memórias de Amparo, Campinas, Franca, Jacareí, Santos, São Paulo e Sorocaba, de forma a contribuir para a manutenção de estudos e pesquisas nas unidades escolares sobre memórias e história da educação profissional.

Em 2008, realizamos o I Encontro de Memórias da Educação Profissional, que aconteceu na cidade de São Paulo, no Parque da Juventude, no dia 13 de Novembro, envolvendo educadores, pesquisadores e estudantes com a finalidade de comemorar os 10 anos do projeto de historiografia. Participaram deste evento, com a apresentação de comunicações orais, os professores e estudantes de Campinas, Franca, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Orlândia e São Paulo.

Permanece como desafio para o grupo de estudos e pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional no Centro Paula Souza levantar, analisar e divulgar informações sobre práticas escolares e pedagógicas, em documentos textuais, iconográficos e tridimensionais existentes nos Centros de Memória da instituição, de forma a propiciar o acesso a pesquisadores de outras instituições.

Eixos temáticos estabelecidos para o grupo de estudos e pesquisas:

• Currículos e as disciplinas dos cursos que foram oferecidos nas escolas técnicas e tecnológicas.
• Cultura, saberes e práticas escolares e pedagógicas nas escolas técnicas e tecnológicas.
• Levantamento e análise em jornais locais que cobriam as escolas técnicas e tecnológicas sobre o trabalho, as ciências, as artes e as tecnologias no processo histórico de transformação da sociedade.
• O público da escola: perfil; práticas escolares e hábitos culturais; apropriação dos espaços e modalidades de ensino nas escolas técnicas e tecnológicas.
• Políticas de educação, inclusive no campo da alimentação e saúde para a juventude na nossa instituição.

 
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